Post Page Advertisement [Top]

Dica de postura de trabalho para Conselheiros: “De bermuda não dá!!!"


Enviei um email para um amigo ex-conselheiro tutelar a fim de pedir autorização para citar o caso dele, sendo que me respondeu prontamente dizendo que sim, porém que mesmo sendo autorizado vou preferir poupá-lo deixando-o no anonimato. É o seguinte em um determinado dia, estando de plantão um Conselheiro Tutelar precisou ir até o Fórum local para entregar alguns documentos e ainda conversar com o Promotor sobre um caso necessário. Chegando ao fórum o referido conselheiro foi impedido de entrar, tentou negociar, mas não houve conversa. Saiu revoltado pela forma com que foi tratado pelo segurança do local que não o deixou entrar e não considerou sua autoridade. O conselheiro tentou insistentemente explicar que estava a serviço e que teria hora marcada para conversar com o promotor. Detalhe!!! Ele foi impedido de entrar porque estava de bermuda.
Outra Conselheira jovem fez uma palestra em uma escola, porém, vestia uma mini blusa com a barriga a mostra e um piercing no umbigo. O alunos eram da 8ª série, agora imaginem os comentários na escola após a saída da Conselheira...!!!(?)
Em um grande município, o Comandante da Policia Militar pediu aos membros do Conselho Tutelar que aproveitassem uns 20 minutos de um curso para os militares para explicar qual é o trabalho, como e quando deve ser acionado o Conselho Tutelar. No dia marcado mais de cem policiais se encontravam no local devidamente fardados e eis que os membros do Conselho Tutelar foram chamados à frente para fazer a referida e importantíssima fala. Dos 3 conselheiros (2 mulheres e 1 homem)que encararam a fala, posso chamá-los de heróis, pois de fato sei que não seria fácil falar assim em público, mas um fato talvez pequeno chamou a atenção de todos os presentes, o único conselheiro homem trajava uma blusa de um time tradicional. NÃO sou contra, em momento algum a propaganda de nenhum time, porém que para a importância do momento a vestimenta deveria ter sido outra. E ai pergunto? Qual policial ali presente consideraria o referido Conselho Tutelar local como AUTORIDADE? Aliás, quem me contou essa bizarra situação foi um dos policiais que estava presente.
Os casos citados nos ajudam a refletir em como será que estamos nos comportando enquanto autoridades (sou ex-conselheiro tutelar, mas me incluo porque adoro a causa), penso que se quisermos ser tratados como autoridade devemos nos comportar como tal. Logicamente você conselheiro(a) deve estar pensando que eu vou dizer que devemos andar com gravata (homens) ou Terninho ou vestido longo (mulheres). NÃO é nada disso!, apenas estou dizendo que usar trajes inadequados não condiz com a função do Conselheiro que constantemente precisa estar em contato com delegados, juízes, policiais, secretários de governo, prefeitos , ou seja outras autoridades. Lembre-se que a forma como nós nos mostramos será a forma em como seremos vistos e até mesmos tratados...Por isso recomendo quando possível o uso de trajes minimamente sociais. Estando de serviço, procure estar sempre pronto a ir ao encontro ou a receber autoridades. Não se esqueça de que você também é uma autoridade, trate as pessoas com respeito que elas merecem e exija ser tratado com o respeito e a importância que a função de Conselheiro Tutelar requer.
Sérgio Rapozo Calixto
(discuta este artigo junto ao seu colegiado e veja o que os demais pensam a respeito)

Bottom Ad [Post Page]